Voluntariado Missionário
Foi pedida à FEC que assumisse a função de plataforma das Entidades de Voluntariado Missionário, que tem como identidade a igreja católica, a ligação às Igrejas Lusófonas, a experiência e sentido de responsabilidade mutua pela acção da Igreja, formação de voluntários para projectos e acolhimento dos voluntários que regressam.
A criação da Plataforma de Voluntariado Missionário tem como objectivo promover a partilha de experiencias e desenvolver uma formação conjunta, através de várias actividades realizadas anualmente.
O Voluntariado Missionário conta com 3000 jovens cristãos que desde 1988 partem para outros continentes (principalmente para África lusófona, Brasil e Timor Leste).
Os jovens cristãos que praticam o Voluntariado Missionário são normalmente grupos universitários de acção social, movimentos ligados a uniões religiosas, grupos missionários diocesanos, paróquias e organizações não-governamentais ligadas à Igreja Católica. Juntos e ligados pela cooperação e fé, tem esperanças no crescimento da solidariedade e no apoio ao desenvolvimento de povos.
Os voluntários missionários em ligação com uma das entidades associadas a este movimento são todos os queiram trabalhar em projectos de cooperação ou evangelização com a Igreja Católica.
A sua actuação passa por diversas áreas, tais como:
-
Educação
-
Saúde
-
Animação Juvenil e Comunitária
-
Formação Pastoral
Quem pratica o Voluntariado Missionário, fá-lo devido ao desejo de partir ao encontro de outros povos e culturas, apoiando o desenvolvimento de populações crentes. Estas acções têm levado ao nascimento de um número crescente de entidades de Voluntariado Missionário que já ultrapassa as 50.