Perfil do Programa Luso Fonias
É um programa que gera intercâmbios, conhecimento mútuo e interculturalidade que contribui para uma relação mais estreita entre países.
Este programa tem uma função de Educação para o Desenvolvimento, isto é de sensibilização e formação da opinião pública portuguesa, quer pelo tipo de temas tratados, quer por se escutarem abordagens pela voz de diferentes países lusófonos.
A sua filosofia da Cooperação para o Desenvolvimento, promove a consolidação de rádios cristãs nos países lusófonos.
Contribui para a promoção da Língua Portuguesa, uma vez ser um elemento comum que, alimenta a relação entre estes países com os quais Portugal mantém laços mais estreitos de cooperação.
Por último é ainda um programa que promove o uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, uma das metas do 8º Objectivo de Desenvolvimento do Milénio (que têm em vista a criação de parcerias globais para o desenvolvimento).
A história do programa Luso Fonias tem origem no programa Igreja Lusófona realizado durante 7 anos, pela FEC em parceria com a Rádio Renascença.
É um programa de rádio que nasceu do segundo Encontro de Igrejas Lusófonas em 1999, que tinha como objectivo criar um espaço para a cooperação, conhecimento mútuo e intercâmbio via rádio.
Actualmente é o único programa retransmitido nos vários países lusófonos, através das rádios católicas.
O programa Luso Fonias passa a ser transmitido em FM pela Rádio SIM, um canal lançado pelo Grupo Renascença.
Este programa é semanal e incide sobre a realidade dos países de expressão portuguesa e funciona como um meio de interconhecimento, um ponto de referência sobre a actualidade social, económica, cultural e religiosa lusófona. É ainda um potenciador de desenvolvimento de novos projectos e actividades que possam aumentar os laços entre as várias comunidades.
A estrutura do programa é constituída por um comentário do Missionário Espiritano (Pe.Tony Neves); por uma rúbrica com o nome “Em poucas palavras” onde um convidado reflecte sobre uma determinado assunto.
Existe ainda o “Vozes da Lusofonia” um espaço de expressão das rádios lusófonas colaboradoras e uma entrevista individual, com uma duração aproximadamente de 20 minutos, com um convidado que ajuda a abordar o tema da semana.
A entrevista é dirigida pela locutora Cristina Abranches de Almeida.