Percurso para a Quaresma 2014
O tempo de Quaresma, tempo de avaliações, dá-nos a oportunidade de parar e repensar o Desenvolvimento como transformação para mais Vida, através de diferentes perspetivas. A FEC – Fundação Fé e Cooperação, promove através deste percurso, mais um espaço de reflexão e interpelação sobre o desenvolvimento humano integral, o desenvolvimento sustentável, a promoção da justiça e cidadania global, pondo em diálogo Igreja e Sociedade Civil.
O desenvolvimento é a passagem de condições menos humanas a condições mais humanas(Encíclica Populorum Progressio). Num percurso guiado por diferentes reflexões , sugerimos como interpelação de fundo - Partilhar para Humanizar, associando-nos ao mote inspirador da Mensagem do Papa Francisco para esta Quaresma - Fez-Se pobre, para nos enriquecer com a sua pobreza(cf. 2 Cor 8, 9). Cristo veio ao Mundo e partilha a Sua vida connosco para nos humanizar e nos tornar humanizadores.
Diz-nos o Papa Francisco: Em que consiste então esta pobreza com a qual Jesus nos liberta e torna ricos? É precisamente o seu modo de nos amar, o seu aproximar-Se de nós como fez o Bom Samaritano com o homem abandonado meio morto na berma da estrada (cf. Lc 10, 25-37). Aquilo que nos dá verdadeira liberdade, verdadeira salvação e verdadeira felicidade é o seu amor de compaixão, de ternura e de partilha.
A miséria material é a que habitualmente designamos por pobreza e atinge todos aqueles que vivem numa condição indigna da pessoa humana: privados dos direitos fundamentais e dos bens de primeira necessidade como o alimento, a água, as condições higiénicas, o trabalho, a possibilidade de progresso e de crescimento cultural. Perante esta miséria, a Igreja oferece o seu serviço, a sua diakonia, para ir ao encontro das necessidades e curar estas chagas que deturpam o rosto da humanidade.
Partilhar para Humanizar cada pessoa e todas as pessoas, passa pois pelo Direito à Educação, Saúde, por uma Economia que serve o Bem Comum. A proposta deste percurso é, pois, rezar diferentes Partilhas de Direitos e Deveres que humanizam.
O QUE SE PROPÕE
Mais do que sugerir propostas de ação para esta Quaresma, queremos catalisar um tempo de reflexão forte no eixo Fé e Desenvolvimento. As bases de partida para esta reflexão são as leituras próprias da liturgia de Quaresma e Pascoa, sobre as quais apresentamos diferentes meditações a partir de diferentes perspetivas.
VIA-SACRA
Está também disponível uma proposta de Via-Sacra, que pode iluminar e guiar este tempo mais forte de oração que é a Quaresma, à luz dos temas do desenvolvimento.
MATERIAIS
Percurso para a Quaresma PDF
Via-Sacra PDF