top of page

Dia 23 de Maio realizou-se no Museu Municipal de Ourém o primeiro encontro "À conversa com..." no âmbito do projeto Terra.

Associando-se às comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar, este foi o tema em debate, com a presença da Cooperativa Terra Chã.

 

Representada por António Frazão, e da família Margarida, Filipe e Valter Sousa Ferreira (casal de pequenos agricultores e filho estudante de agronomia). Foi uma oportunidade para refletir sobre a agricultura familiar no Mundo, a realidade do território do Concelho e conhecer um projeto - Cooperativa Terra Chã de territórios vizinhos, que ao longo dos últimos 30 anos tem procurado respostas contra o abandono das zonas rurais e a promoção das traições, da produção local e dos recursos endógenos, através da economia social e solidária.

 

O projeto Aterra - Políticas globais e estratégias locais para o desenvolvimento sustentável, teve início em Fevereiro de 2014 e é promovido pela FEC em parceria com a Empresa Municipal Ouremviva, a Associação Casa Velha - Ecologia e Espiritualidade e a ONGD ACTUAR, com o financiamento do Programa Cidadania Ativa da Fundação Calouste Gulbenkian (EEGrants). 

 

A terminar a fase de diagnóstico inicial efetuado com os atores locais (Juntas de Freguesia, Agricultores e Produtores, Escolas), aconteceram já reuniões com as 13 Juntas de Freguesia, a primeira reunião do Grupo de Agricultores e Produtores (a 8 de Maio) que irá ser acompanhado ao longo do projeto, e já se realizaram também 7 dias de sensibilização em 3 escolas (com a realização de 2 workhops específicos - Consumo Responsável e Participação Cívica), com mais de 500 alunos do Agrupamento de Escolas de Ourém, Colégio Sagrado Coração de Maria em Fátima e Escola de Hotelaria de Fátima. Realizou-se também em Maio o 1º Encontro de Voluntários

1º Encontro "Á conversa com..." reflete sobre Agricultura Familiar
bottom of page